Por Que
O Canadá
Estatísticas mostram que mais de 400.000 pessoas imigram para o Canadá a cada ano. Todas essas pessoas preferem o Canadá como o destino ideal para começar uma vida nova e melhor. Então, por que os imigrantes escolhem o Canadá como seu destino definitivo?
O Canadá é considerado o país mais receptivo a imigrantes, tem um sistema de educação excepcional, oferece muitas oportunidades de trabalho, tem serviços de saúde acessíveis e é um dos melhores países para qualidade de vida.
Em vez de perguntar “por que o Canadá?”, talvez você e sua família devessem na verdade estar se perguntando: “por que nós ainda não moramos no Canadá?”
Aqui estão alguns dos muitos motivos para se mudar para o Canadá.
O Canadá é receptivo
aos imigrantes
Pra começar, o Canadá quer imigrantes, tendo estabelecido políticas que encorajam a imigração. Estima-se que cerca de 9 milhões de “baby-boomers” no país alcançarão a idade de aposentadoria até o final desta década. Com sua baixa taxa de natalidade, o Canadá conta em grande parte com os imigrantes para compor sua força de trabalho. Os imigrantes também impulsionam a economia do Canadá ao comprar ou alugar imóveis, abrindo negócios que criam ainda mais empregos, contribuindo para a inovação ao trazer novas perspectivas para o ambiente de trabalho, etc. Assim, a imigração para o Canadá é considerada boa para a economia e boa para o país como um todo pela maioria das pessoas que lá vivem, de acordo com pesquisas nacionais.
O Canadá é um dos poucos países que abraçam o multiculturalismo e os imigrantes. Pierre Trudeau, que foi primeiro ministro nos anos 1970, implementou uma política que promove o multiculturalismo. Consequentemente, quase metade da população do Canadá é composta por grupos minoritários e 22% das pessoas que vivem no Canadá nasceram no exterior.
Cidades canadenses como Toronto são algumas das cidades mais multiculturais do mundo. Estas cidades fazem com que os imigrantes se sintam em casa sem a pressão de se adaptarem à cultura étnica do país. O governo do Canadá ajuda os imigrantes a se integrar na comunidade, mas os imigrantes também retêm a liberdade de celebrar sua herança étnica e cultural.
Alta qualidade de vida
O Canadá tem a 10a maior economia do mundo e é um país próspero. Os imigrantes que adquirem a residência permanente podem desfrutar de um alto padrão de vida no Canadá. Uma pesquisa internacional com mais de 17.000 pessoas no mundo todo, patrocinada pelo Grupo BAV, a Escola de Negócios Wharton da Universidade da Pensilvânia e o US News & World Report, classificou o Canadá como o país #3 para qualidade de vida e #2 como melhor país no geral em 2023. O Canadá foi nomeado o 3º melhor país para imigrantes viverem e trabalharem internacionalmente pela 2019 HSBC Expat Explorer Survey, uma pesquisa feita com mais de 18.000 indivíduos no mundo todo. As maiores cidades do Canadá (incluindo Calgary, Montreal, Toronto e Vancouver) são listadas entre os melhores lugares do mundo para se viver ano após ano pela Mercer e pelo The Economist em rankings com centenas de cidades. As pessoas que vivem no Canadá desfrutam de uma das expectativas de vida mais altas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e isso pode ser atribuído em parte à alta prosperidade, sistema de ensino de qualidade, empregos bem pagos, sistema de saúde pública, governo responsivo, tranquilidade, beleza e outros fatores de qualidade de vida do país.
A imigração para o
Canadá é relativamente fácil
O Canadá é um país receptivo aos imigrantes – não só porque o povo, o governo e as empresas canadenses vêm mantendo uma atitude positiva em relação aos imigrantes e à imigração por décadas, mas também porque o governo nacional tornou a imigração para o Canadá um processo relativamente fácil de concluir.
O governo canadense criou diversos programas de imigração projetados para diferentes tipos de imigrantes, como trabalhadores estrangeiros qualificados, famílias e refugiados.
A maioria das pessoas se muda para o Canadá através de programas de “imigração econômica”, como o Federal Skilled Worker Program, o Provincial Nominees Program, o Quebec Skilled Worker Program e o Federal Skilled Trades Program. Alguns destes programas de imigração canadense são feitos para imigrantes qualificados com diplomas universitários, outros são para indivíduos com habilidades que são necessárias em províncias ou territórios específicos do Canadá e outros foram desenvolvidos para prestadores de serviços.
Embora o processo de imigração seja longo (cerca de 9-12 meses) e os requisitos de elegibilidade e procedimentos de aplicação sejam diferentes para cada programa de imigração canadense, em geral o processo de aplicação é relativamente fácil de entender e concluir, especialmente se você focar em um passo por vez.
Uma pessoa pode aplicar para se mudar para o Canadá por conta própria no site do governo, mas é muito útil receber orientação profissional de consultores autorizados de imigração canadense, como aqueles que trabalham com a empresa
You CAN Relocate. Nossos especialistas bem treinados trabalham de perto com profissionais de imigração certificados para tornar a mudança para o Canadá a mais rápida e fácil possível para nossos clientes. Você pode obter uma avaliação da sua melhor opção de imigração para o Canadá e receber orientações personalizadas durante cada passo do processo de mudança para o Canadá. Para saber mais, clique aqui!
Empregos no Canadá
O Canadá vem enfrentando uma escassez de trabalhadores qualificados por mais de uma década. Isso se deve em parte ao fato de que uma grande parcela da força de trabalho atual é composta de trabalhadores da geração “baby-boomer”, a maioria da qual (cerca de 9 milhões no Canadá) se aposentará nos próximos anos. Isso significa que as empresas precisarão substituir membros de sua força de trabalho que estão se aposentando, assim como contratar funcionários adicionais para os novos trabalhos que serão criados no futuro no Canadá.
A baixa taxa de natalidade do Canadá e a economia em crescimento não permitem que a população cresça rápido o suficiente para substituir a geração que está se aposentando e os milhões de empregos no Canadá que estão ficando vagos. Além disso, muitos dos canadenses mais jovens não estão adquirindo as habilidades que certos empregadores precisam para as vagas de emprego que têm a oferecer. Por causa disso, o país oferece oportunidades de trabalho a imigrantes qualificados, para que eles possam substituir a força de trabalho em processo de aposentadoria e preencher novas vagas no Canadá para ajudar a manter o crescimento econômico.
Além de todas as vagas de trabalho no Canadá que estão disponíveis aos imigrantes em muitos tipos diferentes de ocupações de alta-demanda, deve-se observar que os empregos pagam bem no Canadá. Os altos salários que as pessoas recebem trabalhando no Canadá ajudam a fazer dos canadenses um dos povos mais prósperos do mundo!
Saúde e segurança
O Canadá tem um sistema de saúde pública de primeira e é considerado um dos países mais pacíficos do mundo.
Nos anos 1960, o Canadá adotou o sistema de saúde pública universal sob o qual todos os cidadãos e residentes permanentes do Canadá recebem serviços de saúde subsidiados ou de graça. Ter acesso a serviços de saúde de qualidade ajudou a expectativa de vida dos canadenses a aumentar bastante ao longo dos anos. Homens nascidos no Canadá em 2020, por exemplo, podem esperar viver uma média de 80 anos, enquanto a expectativa de vida média para mulheres nascidas no Canadá em 2020 é de 84 anos.
Além disso, o Canadá é um dos países mais seguros de se viver. Em 2020, o Índice Global da Paz classificou o Canadá como o 6º país mais pacífico do mundo – apenas Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca foram considerados mais pacíficos que o Canadá. Em comparação, o Japão foi classificado em 9º, a Suíça em 10º, a Alemanha em 16º, o Reino Unido em 42º, a França em 66º e os Estados Unidos em 121º para pacificidade em 2020. A criminalidade no Canadá é baixa, especialmente em comparação com seu vizinho ao sul. Isso se deve, em parte, às rígidas medidas quanto à posse de armas estabelecidas no Canadá e à abordagem tranquila de diplomacia nacional e internacional adotada pelo governo canadense. Além disso, as pessoas que vivem no Canadá costumam ser calmas e amigáveis, e esse tipo de cultura contribui para a natureza pacífica do país.
Educação de qualidade
O Canadá já foi chamado de “a superpotência educacional” do mundo graças à alta qualidade de seu sistema de ensino e por ter a porcentagem mais alta de adultos entre 25-64 anos com ensino superior (59,4%). Os alunos de ensino médio do Canadá têm notas muito mais altas nas provas de ciências, matemática e leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) do que a média da OECD.
Mais de 500.000 estudantes internacionais estudam no Canadá – não só por causa do excelente ensino que podem receber e dos muitos programas disponíveis, mas também porque é um dos melhores países quanto à qualidade de vida, por causa das boas-vindas calorosas dadas aos recém-chegados pelas pessoas que moram no Canadá e porque o Canadá é um dos lugares mais tranquilos para se viver.
A cada ano, muitas universidades no Canadá são classificadas entre as melhores instituições de ensino superior do mundo de acordo com várias avaliações globais. Exemplos de universidades canadenses incluídas nas 100 melhores são a Universidade de Toronto, a Universidade da Colúmbia Britânica, a Universidade McMaster, a Universidade McGill e a Universidade de Montreal.
Quando você e sua família se mudarem para o Canadá como residentes permanentes, um dos benefícios mais valiosos que receberão é a oportunidade de estudar nestas instituições de ensino de primeira. O alto nível da educação que crianças e adultos recebem vivendo no Canadá é um dos fatores mais importantes que contribuem para a prosperidade e qualidade de vida de um indivíduo e do país em geral. Uma educação canadense pode abrir as portas para empregos bem pagos no Canadá, assim como outras opções de carreira.
Conclusão
Como você pode ver, o Canadá é um país receptivo aos imigrantes e com uma alta qualidade de vida, programas de imigração relativamente fáceis, muita oferta de emprego, programas de ensino excelentes e um lugar saudável para se viver. Os imigrantes são bem-vindos e desfrutam de liberdade, igualdade e de todas as oportunidades de ter sucesso e criar um futuro melhor vivendo no Canadá.
Mais um motivo para se mudar para o Canadá enquanto residente permanente é que você pode se tornar um cidadão canadense depois de viver no Canadá por apenas três anos e atender a outros requisitos básicos. A quantidade de tempo necessária para que um residente permanente se torne um cidadão do Canadá é uma das mais curtas de qualquer país do mundo para naturalização. Ao se tornar um cidadão do Canadá, você pode obter um passaporte canadense, votar nas eleições e até concorrer a cargos públicos. Estes são apenas alguns dos muitos motivos pelos quais o Canadá é um dos melhores destinos de imigração para centenas de milhares de pessoas todos os anos!
Na You CAN Relocate, nós podemos ajudar você a iniciar a jornada para viver no Canadá como residente permanente. Nós faremos tudo o que pudermos para tornar seu processo de imigração canadense fácil, rápido e acessível. Para saber qual é sua melhor opção de mudança para o Canadá, clique aqui!