Programa de Visto
de Diversidade
O Programa de Visto de Imigrante por Diversidade dos EUA (Programa DV) busca diversificar ainda mais a população dos Estados Unidos, oferecendo um Visto de Imigrante por Diversidade e um Green Card de residente permanente a indivíduos nascidos em países com historicamente baixos níveis de imigração para os EUA, que também satisfaçam os requisitos de educação ou de experiência profissional e sejam selecionados para dar continuidade ao processo de imigração americano.
Até 55.000 vistos de diversidade e green cards dos EUA são concedidos a cada ano aos selecionados do Programa DV e seus familiares qualificados que concluem o processo consular com sucesso.
Os titulares do Green Card dos EUA podem viver, estudar e trabalhar nos Estados Unidos por um período ilimitado e receber muitos privilégios, incluindo a opção de solicitar a cidadania americana após residir no país por cinco anos e cumprir outros requisitos de elegibilidade.


Requisitos do programa DV
REQUISITO DO PAÍS DE NASCIMENTO – Um dos requisitos do Programa DV é que o requerente principal* tenha nascido em um país cujos nativos sejam elegíveis para participar, conforme listado pelo Departamento de Estado dos EUA antes do período anual de inscrição, geralmente realizado em outubro. O Departamento de Estado dos EUA normalmente publica listas dos países inelegíveis e elegíveis online próximo ao final de setembro.
REQUISITO DE EDUCAÇÃO/EXPERIÊNCIA DE TRABALHO – Outro requisito do Programa DV é que o requerente principal tenha concluído, no mínimo, 12 anos de educação formal primária e secundária OU dois anos de experiência de trabalho em tempo integral nos últimos cinco anos, em uma ocupação elegível listada pelo Departamento de Trabalho dos EUA como Preparação Vocacional Especial (SVP) de nível 7.0 ou superior (que exige, para a execução da função, pelo menos dois anos de experiência ou treinamento).
* No caso de o requerente principal satisfazer o requisito de educação ou experiência de trabalho do Programa DV, mas não ter nascido em um país elegível, ele ou ela ainda poderá participar do Programa DV sob um destes cenários:
- O cônjuge dele ou dela nasceu em um país elegível, está incluído(a) na inscrição do requerente principal no Programa DV, e o requerente principal fornece a explicação para “chargeability alternativa” na pergunta nº 6 da sua inscrição no Programa DV. Se a inscrição do Programa DV for selecionada para processamento adicional, ambos os cônjuges deverão ser considerados elegíveis para a imigração nos EUA por meio do Programa DV e receber um Visto de Imigrante por Diversidade após a entrevista consular, além de ambos terem que entrar nos Estados Unidos juntos; OU
- Nenhum dos pais dele ou dela nasceu ou foi “residente” do país de nascimento do requerente principal e, pelo menos, um dos pais nasceu em um país elegível, e o requerente principal fornece a explicação para “chargeability alternativa” na pergunta nº 6 da sua inscrição no Programa DV. No que diz respeito à residência de um dos pais no momento do nascimento do requerente principal, as Instruções do Programa DV afirmam: “pessoas que estão apenas visitando, estudando ou trabalhando temporariamente em um país normalmente não são consideradas residentes.”
Observe que os candidatos ao Visto de Imigrante por Diversidade precisarão satisfazer os critérios de segurança e outros, incluindo fornecer os documentos comprobatórios necessários, bem como pagar as taxas governamentais relevantes, antes da aprovação final para a imigração nos EUA.
Resumo do Procedimento
As inscrições para o Programa de Visto de Imigrante por Diversidade podem ser feitas no site E-DV do Departamento de Estado dos EUA apenas durante o período anual de registro, geralmente realizado em outubro.
A inscrição para o Programa DV deve incluir as informações exigidas e a foto do requerente principal, de seu cônjuge e de todos os filhos solteiros com menos de 21 anos de idade (conforme aplicável).
É importante que as informações inseridas na inscrição do Programa de Visto de Imigrante por Diversidade sejam preenchidas com precisão e que cada foto seja fornecida de acordo com os padrões do Programa DV, pois a falha em completar corretamente a inscrição pode resultar em desclassificação.
A partir do início de maio do ano seguinte, os participantes do Programa DV podem verificar no site E-DV do Departamento de Estado dos EUA se foram selecionados para processamento adicional (os “vencedores” do Programa DV receberão uma Carta de Notificação de Seleção, que inclui um Número de Caso de 14 caracteres, o qual deve ser impresso e guardado para o processo consular).
Aproximadamente 100.000 participantes do Programa DV, que são selecionados aleatoriamente por computador de seis regiões do mundo para processamento adicional, terão a oportunidade de dar continuidade ao procedimento de imigração para os EUA para receber um dos 55.000 Vistos de Imigrante por Diversidade e Green Cards de residente permanente que podem ser emitidos anualmente por meio do Programa DV.
Para dar continuidade ao processo de imigração para os EUA, os selecionados do Programa DV devem preencher o Formulário DS-260 online junto ao Kentucky Consular Center (KCC) do Departamento de Estado dos EUA, o qual revisará as informações e decidirá se o selecionado atende aos requisitos para que a entrevista consular seja agendada.
Uma vez que a entrevista consular tenha sido agendada na Embaixada ou Consulado dos EUA no país de residência do selecionado, ele ou ela e todos os membros da família listados na inscrição do Programa DV precisarão providenciar fotos individuais em formato de passaporte, a cores e de acordo com os critérios oficiais, realizar um exame médico por um médico autorizado, pagar a taxa de inscrição do Visto de Diversidade, reunir os documentos comprobatórios necessários e completar quaisquer outras tarefas exigidas antes da entrevista.
O requerente principal e todos os membros da família listados na inscrição do Programa DV comparecerão à entrevista consular na Embaixada ou Consulado dos EUA conforme agendado, onde responderão às perguntas feitas pelo funcionário consular, apresentarão os documentos solicitados para análise e seguirão as instruções fornecidas.
Ao final da entrevista consular, o funcionário consular dos EUA normalmente informará os candidatos se foram aprovados para a imigração para os Estados Unidos.
Se forem aprovados para a imigração nos EUA, um Visto de Imigrante por Diversidade será colocado em seus passaportes válidos, permitindo que se desloquem para os Estados Unidos como Residentes Permanentes Legais.
Após receber o Visto de Imigrante por Diversidade, o novo residente permanente dos EUA deverá entrar no país enquanto o visto ainda estiver válido e também deverá pagar a Taxa de Imigrante online ao US Citizenship and Immigration Services (USCIS), que enviará o Cartão de Residente Permanente (Green Card) para o endereço nos Estados Unidos onde o novo imigrante planeja recebê-lo de forma segura.
NOTA: O Visto de Imigrante por Diversidade, que é colocado no passaporte válido do imigrante, é geralmente válido por até seis meses para permitir a entrada nos Estados Unidos, enquanto o Green Card, que é portado a longo prazo pelos imigrantes vivendo nos Estados Unidos como forma de identificação oficial, costuma ter validade de 10 anos podendo ser renovado indefinidamente por períodos de 10 anos.
Benefícios da Residência Permanente
Os benefícios de ser um residente permanente dos Estados Unidos incluem:
- Capacidade de viver nos Estados Unidos pelo tempo que desejar
- Capacidade de trabalhar legalmente nos Estados Unidos
- Acesso a programas educacionais nos Estados Unidos
- Possuir as liberdades protegidas pelas leis federais, estaduais e locais
- Ter permissão para solicitar uma carteira de motorista no estado de residência
- Permissão para abrir uma conta bancária nos Estados Unidos
- Autorização para viajar para fora dos Estados Unidos e retornar
- Opção de abrir um negócio nos Estados Unidos
- Oportunidade de comprar uma casa nos Estados Unidos
- Poder convidar familiares para se candidatarem a um Green Card nos Estados Unidos
- A cidadania americana pode estar disponível após 5 anos de residência e o cumprimento de critérios adicionais
Os Estados Unidos são conhecidos mundialmente por sua forte economia, prosperidade, educação de qualidade, belas paisagens, sociedade multicultural e muitas oportunidades para pessoas que buscam um futuro melhor. Os americanos desfrutam de uma alta qualidade de vida, e é por isso que milhões de estrangeiros se interessam em imigrar para os Estados Unidos. Os Vistos de Imigrante por Diversidade e os Green Cards oferecem aos imigrantes de muitos países a oportunidade de viver e trabalhar nos EUA, bem como usufruir de muitos dos mesmos benefícios que os cidadãos americanos.