Provincial
Nominee
Program
As províncias e territórios canadenses têm necessidades diferentes quanto a trabalhadores qualificados. Sendo assim, muitas províncias e territórios colaboraram com o governo nacional para criar o Provincial Nominee Program (Programa de Nomeados das Províncias) ou PNP, para adereçar suas necessidades locais por trabalhadores em diversas ocupações. No geral, um trabalhador estrangeiro pode aplicar para o PNP de uma província ou território onde ele quer viver e trabalhar no Canadá. Se o trabalhador estrangeiro receber uma nomeação da província ou território participante para imigrar para o Canadá através de seu PNP, o próximo passo é solicitar a residência permanente com a agência de imigração. Se aprovado para imigração canadense, o trabalhador estrangeiro e sua família se estabelecerão no longo prazo na província ou território que os nomeou.
Há nove províncias e dois territórios que participam do PNP:
- Território de Yukon
- Saskatchewan
- Ilha do Príncipe Eduardo
- Ontário
- Nova Escócia
- Territórios do Noroeste
- Terra Nova e Labrador
- Manitoba
- Nova Brunswick
- Alberta
- Colúmbia Britânica
É importante saber que o Québec, a província majoritariamente francófona onde fica Montreal, não participa do PNP. Isso porque o Québec, em colaboração com o governo federal do Canadá, desenvolveu seu próprio programa para trabalhadores estrangeiros qualificados que têm a experiência profissional e outras qualificações necessárias no Québec – o Quebec Skilled Worker Program (Programa do Québec para Trabalhadores Qualificados) ou QSWP.
Requisitos gerais do PNP
Diferentes territórios que participam do Provincial Nominee Program têm seus próprios procedimentos. No entanto, o PNP geralmente terá os seguintes requisitos:
- Ter alguma experiência de trabalho em determinada ocupação que está em alta demanda na província específica
- Ter documentos que comprovem ensino superior ou treinamento formal na ocupação em alta demanda
- Ter determinado nível de inglês ou francês
- Frequentemente especifica-se a faixa etária
- Alguns PNP atribuem pontos para diversos fatores e uma pontuação mínima é necessária
- Os trabalhadores estrangeiros devem concordar em viver e trabalhar na província que os nomeou
- Ter uma “conexão” com a província ou território pode ser necessário (como já ter vivido lá antes)
- Uma nomeação provincial é necessária antes de se poder solicitar o visto de residência permanente para o Canadá
- Trabalhadores estrangeiros e suas famílias devem ter boa saúde
- Trabalhadores estrangeiros e suas famílias devem ter bom caráter para que possam viver tranquilamente na comunidade
- Documentos de comprovação costumam ser exigidos
Processo
O processo de aplicação para um PNP geralmente varia dependendo da província canadense específica. No entanto, ele costuma envolver as etapas abaixo.
1. Aplicação para um Provincial Nominee Program
Trabalhadores estrangeiros podem aplicar para um PNP de uma província ou território participante através do método tradicional, não Express Entry. Este método pode ser feito online ou através de uma aplicação em papel pelo correio. Se o trabalhador estrangeiro conseguir obter a nomeação provincial necessária, ele pode ir para a próxima etapa, que é solicitar a residência permanente à agência de imigração canadense. Imigrantes qualificados também podem solicitar a imigração para o Canadá através do sistema Express Entry (Entrada Expressa), que só pode ser feito online. Se receberem uma nomeação de uma província ou território para seu PNP, o trabalhador estrangeiro deve atualizar seu perfil no Express Entry para refletir isso e, se receber um Invitation to Apply (Convite para Aplicar) ou ITA, ele terá 60 dias para enviar sua aplicação para o visto de residência permanente canadense.
2. Aplicação para a residência permanente canadense
Os trabalhadores estrangeiros que receberem uma nomeação através do PNP precisarão preencher sua aplicação para a residência permanente com a agência de imigração canadense incluindo todos os documentos de comprovação exigidos e todas as taxas governamentais. Os documentos podem incluir exames médicos, comprovação de fundos, certificados de antecedentes criminais e outros documentos. Ao ser aprovado, o imigrante recebe uma confirmação de residência permanente (COPR) e um visto de residente permanente será carimbado em seu passaporte. Quando o trabalhador estrangeiro e sua família entrarem no Canadá, eles precisarão mostrar sua COPR, visto canadense (se necessário para cidadãos do país deles) e outros documentos aos funcionários no porto de entrada. O novo imigrante também precisará pagar uma pequena taxa para receber o cartão de residente permanente, que deverá carregar como identificação.
Vantagens da
residência permanente
Trabalhadores estrangeiros e suas famílias recebem muitas vantagens ao entrar no Canadá como residentes permanentes através do PNP. Abaixo estão algumas vantagens que eles obtêm ao se estabelecerem no Canadá:
- Eles podem viver no Canadá enquanto quiserem, não há limite de tempo.
- Eles podem frequentar instituições educacionais no Canadá para desenvolver e promover suas carreiras.
- Eles podem trabalhar legalmente e podem também abrir um negócio se quiserem.
- Eles têm acesso grátis ou subsidiado aos serviços de saúde pública no Canadá.
- Eles podem solicitar uma carteira de motorista em sua área de residência.
- Aqueles que atenderem a certos critérios podem patrocinar familiares para vistos canadenses.
- Eles podem viajar dentro e fora do Canadá sempre que quiserem.
- Eles têm a oportunidade de desfrutar de todos os direitos, tranquilidade, beleza e alta qualidade de vida que os outros canadenses têm.
- Depois de viver no Canadá por três anos com a residência permanente e atender a outros critérios, eles podem solicitar a cidadania canadense e obter um passaporte para mostrar que são cidadãos do Canadá.
Assim, o Provincial Nominee Program oferece 11 maneiras diferentes de imigrar para o Canadá, sendo nomeado a um PNP e depois aplicando para a residência permanente canadense para viver e trabalhar no longo prazo neste país receptivo aos imigrantes.